Medo de falar em público

By Sabrina Sampaio - 08:49




   Desde que me entendo por gente fico nervosa quando vou falar em público mas tudo bem, todo mundo fica nervoso as vezes mas medo, eu não tenho desde sempre mas sei porque o tenho.

   Eu não lembro quando mas sei que foi quando fui apresentar um trabalho na sala de aula, um seminário, que eu errei algo que todos começaram a rir, eu poderia apenas ter deixado pra lá mas não fio isso que aconteceu, eu era super tímida (ainda sou tímida mas menos que na época) e nunca mais consegui apresentar um trabalho ou falar em público sem ficar morrendo de medo e toda me tremendo e isso continuou durante todo o meu período na escola, sempre.

   Até hoje, com 19 anos, na faculdade fazendo jornalismo, me tremo toda quando vou apresentar trabalho mas eu tenho que superar isso e eu vou conseguir superar, principalmente porque no meio que eu quero trabalhar é quase impossível sobreviver sendo uma pessoa tímida que não consegue falar com ninguém. Não vou dizer que isso são dicas pois não sou a pessoa mais indicada pra isso nesse assunto mas vou falar coisas que percebi que estão me ajudando a melhorar.

   Eu não sou o centro de tudo, se eu estiver apresentando um trabalho e errar algo, tem quase 80% de chances de ninguém notar e se acontecer, é só corrigir, não mata errar. Perder o medo de falar em público vai me ajudar a ter mais facilidade em falar com pessoas desconhecidas, tenho certeza que já deixei de conhecer pessoas maravilhosas por conta disso.

   Ainda não tenho muito a falar sobre como você pode superar isso, ainda estou aprendendo mas com certeza vou compartilhar aqui com vocês quando acontecerem coisas que me ajudaram com isso. 

   Infelizmente esse medo me impede de divulgar esse meu cantinho com as pessoas conhecidas, só alguns poucos amigos meus sabem que tenho o blog mas pretendo perder esse medo e mostrar para todos que conheço meu cantinho.




   Se você também passa por isso, conta aqui pra mim ou se já superou, me dá umas dicas aqui 

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi Sabrina, tudo bem? Falar em público realmente é bem complicado, ainda mais quando se trata do blog ou apresentar trabalho na faculdade. Não sei o que acontece mas quando chegamos lá na frente parece que todos os pensamentos somem, parece que esquecemos tudinho o que planejamos, além do frio na barriga...Não sou muito fã de apresentar trabalho e quando é obrigatório me preparo bem para não esquecer nadinha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina! Eu também morria de medo de falar em público (ainda fico nervosa, mas dá pra controlar) e uma das coisas que aprendi nessa vida de timidez foi a rir primeiro, antes que riam de mim. Parece loucura, mas quando você descontrai, ri e demonstra que aquilo não foi nada, e foi engraçado sim, "ué, fazer o quê?", ninguém repara tanto.
    Outra dica que me deram, e olha, funciona, é focar em alguém, de preferência um rosto amigo, alguém que te encoraje. Sempre tem alguém balançando a cabeça concordando com o que você está falando. Essa pessoa é a sua salvação!

    Espero ter contribuído para te ajudar a superar isso, assim como me ajudaram.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi sabrina, tudo bem?

    olha, se tem uma coisa que eu entendo bem é sobre o medo de falar em público e o receio de divulgar e compartilhar meu blog, viu? e, entendo que seja normal, porém concordo contigo que na nossa profissão é complicado e precisamos tentar lidar com isso da melhor forma, tentando ser melhor e vencer esse bloqueio todo.
    se vale um conselho, posso dizer que, meditar antes de apresentações ou se manter com pensamento positivo (quando for o caso de falar com alguém), são coisas que ajudam muito. outra dica seria treinar, falar muito sozinha, em frente ao espelho, etc, ajuda bastante.
    te desejo sorte e que você, assim como eu, consiga vencer essas barreiras. <3

    beijo,
    blog vestidinho jeans

    ResponderExcluir
  4. Eu te entendo completamente, tenho tanto medo de falar em público que até meu corpo reage: minhas mãos começam a suar e enformigar e esse formigamento passa até para os braços de tão nervosa/ansiosa que me sinto. Às vezes chega até a me dar enjoo. É horrível. Mas não tenho medo assim de conhecer uma pessoa nova. Sou um pouco mais reservada em grupos grandes de pessoas, mas se eu tiver parada do lado de alguém na parada de ônibus vou puxar assunto com essa pessoa haha Sou do tipo que precisa conversar com alguém, mesmo que seja besteira kkk

    Beijoos
    itskimby.com

    ResponderExcluir