As Virgens Suicidas - o título do filme já diz quase tudo

By Sabrina Sampaio - 09:57

Imagem retirada do google imagens

As virgens suicidas
é um filme que estava há muito tempo na minha lista para assistir mas havia meio que esquecido de tanto pensar "depois eu assisto", até que um dia uma garota que eu sigo no instagram clocou nos stories que estava assistindo esse filme e me lembrou dele. E então resolvi assistir!

Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon  um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília, de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

O filme é de 2000 e bom, pela sinopse não mistério que conta a história de 5 irmãs e uma delas, a mais nova, comete o primeiro suicídio e isso abala bastante as irmãs e os pais. O que achei interessante é que a história é contada pelo ponto de vista dos garotos da vizinhança, que gostavam bastante das irmãs e não conseguem entender o que poderia ter acontecido para desencadear os suicídios.


Imagem retirada do google imagens -  irmãs Lisbon
Os meninos acabam tendo acesso ao diário da Cecília onde havia vários segredos das irmãs e aquilo fazia com que eles se sentissem próximos delas, de algum modo. Antes da primeira morte, nós já conseguimos ver que os pais das meninas, principalmente a mãe, é muito super protetora, o máximo que elas saem, além de ir para a escola, é fica tomando banho de sol da calçada de casa. 

Para mim, como observadora, esse com certeza seria um dos motivos que fazem tanto a mais nova quanto as demais tomarem tal decisão. Viver mas presa em casa sem poder fazer nada, totalmente privada de liberdade por pais egoístas, isso não é viver, é sobreviver.
Eu me senti incômoda assistindo quase que durante todo o filme, sentia falta de ar as vezes, estava realmente me incomodando o tanto que elas são obrigadas a ficarem enclausuradas. Não achei um filme fácil de se assistir, definitivamente.


Imagem retirada do google imagens - Cecília Lisbon
Com certeza há gatilhos neste filme, se a pessoa tiver o mínimo de problemas psicológicos, não acho recomendável assistir esse filme nem acompanhado. Durante o filme só conseguia penar em como aquela vida era difícil para elas, mas ao final fiquei pensando em como os pais dela se sentiam, perder todas as filhas e por suicídio. Outra coisa para se pensar também é em como toda a comunidade fica indiferente ao que aconteceu, em um primeiro momento temos até uma leve impressão de que se importam mas logo podemos ver que não era um sentimento muito sincero.
As virgens suicidas é um livro que virou filme, ele foi publicado pela primeira vez em 1993 e pretendo ler brevemente.

Você conhecia esse filme? Se já assistiu conta aí nos comentários o que você achou.

Me acompanhe: instagram x materate x facebook x instagram

Trailer



  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, Sabrina!
    Todo mundo comentou desse filme quando ele saiu, mas acredita que eu ainda não assisti?
    Gostei da resenha!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem interessante, imagens lindas apesar das situações, vale a pena.

      Excluir