O poder da argila na pele

By Sabrina Sampaio - 11:03







Dia desses, eu estava atrás de um sabonete paro o rosto, para substituir o que a minha dermatologista indicou para o controle da oleosidade e lembrei que uma vez havia lido em algum lugar que, a argila pode ajudar no controle da oleosidade e resolvi pesquisar alguns para poder comprar.

Nessa pesquisa, descobri que cada argila foca mais em determinado ponto sabe?! E a argila verde é a mais indicada para pele oleosa, inclusive serve para controlar a oleosidade do couro cabeludo mas hoje vou focar mais na questão da oleosidade no rosto. Sempre tive a pele oleosa, por causa do meu problema hormonal e isso acaba fazendo com que eu tenha muitas espinhas, por isso procuro a todo custo encontrar uma forma de controlar a oleosidade no meu rosto.

Além de ser usada em tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Vou listar aqui para vocês alguns desses benefícios:

Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.

- Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
- Absorve toxinas e impurezas.
- Promove a reconstituição dos tecidos.
- Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
- Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
- Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
- Elimina bactérias e tem efeito calmante.
- Suaviza e amacia a pele.

Existem seis tipos de argila e como eu disse, cada uma tem um foco de tratamento diferente digamos assim:

Argila verdeargila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

Argila BrancaA argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.
Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.
Argila vermelhaargila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.
Argila rosaA argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
Argila cinzaA argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Argila pretaA argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. 
Infelizmente, não encontrei até hoje a argila em pó aqui onde moro para fazer a máscara mas encontrei um sabonete de argila, é de produção artesanal, não tem dizendo especificamente qual argila foi usada mas realmente desconfio que seja a verde. Custou R$ 4,00, bem baratinho mas também pesquisei outras opções e vou mostrar aqui pra vocês:
Todos esses que tem o link acima, custam em média R$ 8,00, achei bem acessível o preço.
Agora falando um pouquinho mais do sabonete que estou usando, assim que eu lavei a primeira vez percebi que ele deixa a pele bem seca mesmo, por isso só lavo o rosto com ele umas duas vezes no dia, pela manhã quando acordo e a noite antes de dormir. Com os demais sabonetes, indicaria vocês a fazerem o mesmo caso usem eles, pois se a pele sentir que está mais seca vai acabar produzindo mais oleosidade ainda e não queremos isso, não é mesmo?!
Espero que tenham gostado do post e se interessarem, posso fazer outro sobre as máscaras, como preparar e usar.


<!-- Anúncios



  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. A argila em pó é muito comum em casas de produtos naturais. Só nessas lojas você consegue encontrar argilas de boa qualidade e que realmente valham a pena. Nunca utilizei para a pele em si, mas minha dermato me indicou um produto 3 em 1 da vichy que leva argila verde e tem ajudado muito na oleosidade. Vale ressaltar que não faz milagre, né? Então para as espinhas só com cuidado extra mesmo ♥

    ResponderExcluir
  2. Já conhece os beneficios da argila branca, rosa e verde, e está última é a minha favorita. As demais que você citou ainda não tive a oportunidade de experimentar, mas ouço falar maravilhas da argila preta.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Eu acho máscara de argila a cara da riqueza! Por aqui onde moro, por não ser cidade litorânea, o preço da argila é absurdamente alto, por isso, minhas experiências com ela foram somente na praia.
    Em praias mais distantes, é muito comum a gente encontrar argila, por não ter uma ação humana e acredito que os beneficios dessas argilas naturais sejam mais acentuados e limpos. Quando vou pra praia, não perco uma oportunidade de fazer máscara, passar no cabelo.

    Eu achei seu post muito explicativo, adoro quando são assim. Contando pra gente componente, explicando eles.
    E seu blog é muito fofo!

    ResponderExcluir
  4. Já li alguns posts sobre argila, tenho que dar uma olhadinha e fazer uso delas haha. Adorei seu post, super informativo.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou super adepta à argila.
    Já usei a branca, a verde e a preta.
    Ainda tenho um pouco da preta, mas confesso que a branca é minha favorita devido as suas funções.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Olha eu sempre soube que a argila era muito benéfica para a pele mas não que tinha tantas qualidades assim, e pensava que era apenas a branca e a preta! Amei o post muitas dúvidas tiradas e informações novas! ADOREI!

    ResponderExcluir
  7. Nossa já tinha usado argila no rosto mas não me lembro qual e o porque. Achei seu post super interessante. Cheio de informações úteis. Agora sabendo mais sobre cada uma e para que vou procurar usar. Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Argila é maravilhoso mesmo! Já usei a verde uma vez e foi um dos melhores produtos que usei, logo de cara minha pele ficava mais bonita. AMO

    ResponderExcluir
  9. Eu sabia dos benefícios da argila para o cuidado dia cabelos mas adorei saber que tem benefícios para a pele.Eu partircurlarmente nunca utilizei mas vou procurar esses sabonete para pele oleosa.Adorei a dica!!!

    ResponderExcluir
  10. Usei muito a argila verde como uma máscara no tratamento da acne, mas usava o pó, misturava à água e fazia uma lama e passava no rosto, deixava até secar, cerca de 20 minutos e depois lavava. É excelente, super recomendo.

    Mama Boss

    ResponderExcluir