[ ATUALIZADO COM VÍDEO] Transição capilar: porque eu desisti?

By Sabrina Sampaio - 13:56










No início do ano, eu tinha decidido que iria fazer uma “transição capilar” porém não havia criado coragem ainda e até o mês de abril, maio mais ou menos, ainda fiquei alisada. Contei pras minhas amigas que estava querendo ter essa experiência com meu cabelo natural e me apoiaram e foi aí que tive coragem de fazer a “transição”.

Estou colocando a palavra “transição” entre aspas porque eu não tinha o cabelo alisado definitivamente por química na época, era só na chapinha e confesso que apesar de ter passado apenas uns dois, três meses com o cabelo natural, foi complicado porque eu sempre usei meu cabelo solto quando liso mas ele natural, é muito volumoso e isso sempre me incomodou mas eu queria ter essa experiência, precisava! Com o tempo fui aprendendo a cuidar mais dele, descobrindo o tipo dele e foi dando aquela ajeitada mas quando foi em junho, eu decidi alisar ele quimicamente, havia desistido. Será mesmo que desisti?

Desde criança, minha mãe alisava meu cabelo pois ela também não gosta do volume dele, ele é mega alto, sério e cresci fazendo procedimentos químicos no cabelo pra baixar o volume, controlar e etc. Meu cabelo e minha pele, sempre afetaram muito minha auto estima mas vamos focar no cabelo agora. Apesar de eu me sentir bem com o cabelo liso, eu queria aprender a gostar de mim com o meu cabelo natural e também ter a certeza de que eu gosto dele liso e que por isso fazia chapinha e só não porque minha mãe sempre me fez usar ele liso. E essa experiência foi fundamental pra mim, no meu processo de aceitação, apesar de eu ter voltado pro liso, eu adorei minha experiência.

Antes, era quase o fim do mundo quando eu precisava sair sem chapinha porque não deu tempo fazer, hoje, caso eu precisasse sair com ele todo onduladinho altamente volumoso, eu não ligaria. Dessa vez eu, Sabrina, optei pelo liso, eu gosto do cabelo liso e eu escolhi ele, sou mais feliz assim, alisada! Mas com o pouco tempo que passei com meu cabelo natural, eu aprendi a não ter vergonha de mim.

Se você quer fazer uma transição capilar, faça! É complicado, vai ter momentos que você vai odiar ele naquele dia, jogar toda a transição pro alto mas aguente que no final, dá tudo certo e se você começou e assim como eu, apesar de tudo resolver voltar pro liso no final das contas, volte também, faça o que deixar você mais feliz, não é vergonha alguma.

Muita gente quando está nesse processo, tem youtubers famosas como inspiração e espelho, eu me apoiei muito na Bruna Vieira, do Depois dos Quinze, ela passou por transição capilar, falou e ainda fala sobre o assunto no canal dela, indico! Mas a que pessoa que mais me inspirou, foi a minha melhor amiga, Gabrielle, eu não sei se ela sabe disso mas ela é uma inspiração pra mim e se não sabe, caso ela leia esse post, irá saber haha.

E é isso, hoje eu sou alisada novamente e me sinto bem assim, eu acho que a transição capilar é um tipo de "modinha" mas foi uma "modinha" maravilhosa, acho que se eu não tivesse passado por essa experiência, eu não seria a pessoa que sou hoje, mais confiante e com uma auto aceitação melhor.





  • Share:

You Might Also Like

21 comentários

  1. Nossaa, finalmente alguém na mesma situação que a minha. Em abril do ano passado eu decidi parar de fazer química e estava tudo bem, coloquei tranças e tirei . Vi milhares de vídeos de como cuidar de cabelos tipo o meu mass nesses últimos dias eu percebi que não gosto tanto assim do volume do meu cabelo e que eu gosto de cabelo grande dai estou cuidando dele para essa semana eu fazer uma progressiva. Por fim, concordo com o que você falou e estamos juntas kk
    http://kombichic.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom se reconhecer, mesmo você fazendo alisamento, foi uma experiência boa um tempo com as madeixas naturais né.

      Excluir
  2. Ah mas kd as fotos ? gostaria de ter visto o antes durante e depois é também o retorno ao liso.😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem me toquei haha mas essa foto que tem minha no saiba mais, é de quando eu estava com meu cabelo natural, assim que eu tiver uma foto boa com o cabelo agora, vou atualizar o post.

      Excluir
  3. Adorei o texto e sua sinceridade!
    Comigo a "transição" capilar foi bem fácil, transição entre aspas também pois eu só alisava meu cabelo com a chapinha. Um dia eu revolvi não alisar meu cabelo para ver como ele ficava e gostei muito do resultado e descobri que gosto mais dele cacheado.
    Acho incrível quando vejo que alguém entrou na transição capilar pois acho que é uma ótima forma de a gente conhecer melhor nosso corpo e gostar mais de quem somos. Mas se acontecer de percebermos que preferimos o cabelo liso, ótimo também. O importante é nos sentirmos bem com nós mesmas ♥

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, minha amiga que citei no texto, já finalizou a transição, não tema mais nada liso no cabelo dela, um dia ela alisou pra ver como que ficaria e foi bem o seu caso, ela prefere o cacheado, pelo menos por enquanto.

      Excluir
  4. Adorei o post e principalmente por ver esse outro lado da transição capilar, onde sei que muitas meninas também não conseguem aguentar até o final, e acabam desistindo. Amo ver as meninas com seus lindos cachos, seus black's e afros. Meu cabelo é crespo, e MUITO cheio, cheio no sentido de que cresce muito rápido e de ter muitos fios! Não optei por passar por uma transição e acho que também nunca irei optar, não por achar feio, mas me sinto tão bem com meu cabelo como ele é hoje, alisado e grande, do que eu serei feliz com o meu natural, porque eu sei o quanto sofri! hahahha
    Beijos,
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu optei por passar pela "transição" como um exercício de auto aceitação, eu até gostei de como meu cabelo ficava em alguns dias mas eu prefiro meu liso também.

      Excluir
  5. O importante acima de tudo é sem quem você gosta de ser, se te facilita, te faz bem ser alisada, seja! linda, feliz, animada. Acho também uma modinha do bem, mas que tudo bem se não quiser tá nela. Já tô te seguindo aqui, linda. Sucesso! ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  6. tenho uma amiga que tbm desistiu, eu acho que tinha uma "ditadura" de alisar, e agora "TEM" que tdo mundo voltar a ser natural e é isso que não dá! cada um tem que fazer oq é melhor pra si, como se sente melhor e mais bonita, seja alisada ou cacheada ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Eu parei de usar chapinha e pra mim é um alívio por N fatores, mas ainda me curto de cabelo liso, só não tenho a menor paciência e disposição de ficar lá passando chapinha. Por causa dessa onda de transição todo mundo quer que as chapinhas sejam abandonadas.E o que eu aprendi é que a gente precisa se sentir bonita, com chapinha ou sem.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina, é realmente um ato de muita coragem você se aceitar como é um ato de coragem, seja pra encarar a transição até o final, seja para ser alisada em época de cacheadas. Eu passei desde o ano passado pelo processo. Ver meu cabelo medonho quando em olhava no espelho não era nada fácil, mas quando cortei pela segunda vez e vi meus cachinhos de volta, nossa, me senti na liberdade! Mas isso era porque eu não me aguentava mais alisada saca? Acho que temos que gostar do que vemos no espelho. Se você está feliz alisada, continue assim, digam o que for. O importante é você se sentir bem. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  9. O mais incrível de tudo é que o processo valeu a pena, você pode ter optado por continuar no liso, mas no processo aprendeu a se aceitar mais e a se desprender daquilo de se não der pra fazer chapinha, não conseguir sair ou se sentir mal e isso é maravilhoso, temos mesmo que nos aceitar, independente da escolha, tem que ser aquilo que te faz se sentir bem <3 Fico feliz que você aprendeu muito nesse processo.

    Beijos,
    PINGUIM TAGARELA

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua sinceridade. Acredito que acima de tudo a gente tem que se sentir bem, isso que importa. Meu cabelo é meio ondulado, já tive momentos que odiava ele, hoje eu sou mais de boa, às vezes aliso, outras vezes deixo natural, estou me aceitando mais.
    Legal compartilhar sua experiência com a gente.
    Beijo

    Simone Rocateli

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina, foi muito legal saber a sua experiência! Também tenho cabelo naturalmente cacheado e bem volumoso, e acabava sempre alisando ou fazendo progressiva devido ao bullying que sofria no ensino fundamental. No início do ano passei por este mesmo processo de auto aceitação, tentei ao finalizar a transição capilar, mas depois de certo tempo percebi que eu me sentia mais "eu" com cabelo liso, e que me sentia bem dessa forma. Pelo visto acabamos nos acostumando, né? Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei da sinceridade, de verdade, mas só teve um problema pra mim, algo que já acabei debatendo até em um post, sobre ser ou não uma modinha voltar aos cachos e depois de diversas coisas, pontos a serem sugeridos, isso sem duvida não é uma moda, faz parte de um processo de alto aceitação principalmente para pessoas negras que passaram toda uma vida se escondendo e não se aceitando como realmente é, tendo que lidar com diversas ditaduras e com todos a sua volta dizendo que deveria fazer ao maximo pra esconder seu cabelo e todas as suas origens, negar seu passado e esperar se clamufar e ser a "mulata exportação" então de todo o post isso é que sem duvida eu discordo e assim como aceito sua opinião a e respeito espero que faça o mesmo - falo isso porque diversas que esse debate entra esse tipo de coisa é simplesmente ignorada e começam a silenciar as manas negras.

    tevejonalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compreendo muito bem sua opinião e claro que a respeito, até porque também eu não fiz pesquisa ou algo assim e compreendo que há toda uma história por trás, foi apenas a minha experiência.

      Excluir
  13. Oi Sabrina, tudo bem? Acredito que apesar de estar na moda ou não devemos fazer aquilo que nos deixa mais feliz. Meu cabelo natural é bem cacheado e fica muito armado depois de seco, nunca acertei como cuidar dele. Então fiz progressiva. Mesmo com a onda de "assumir" os cachos decidi que fico melhor de cabelo liso e continuo pensando assim. Além de ser muito mais prático. Somente quem tem muito volume, frizz ou dificuldade em encontrar bons produtos compreende porque decidimos manter os cabelos lisos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Transição é acertar aquilo que te faz bem. Também comecei na transição, mas não me descobrir do modo natural. Ou melhor, o que é ser natural pra você? Pra mim e ser feliz como eu sou! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  15. Acho que, no fim das contas, o que importa é se estamos felizes e o que aprendemos no o processo. Passar por esses momentos é importante para que a gente aprenda com eles. Adorei o post. É bem inspirador!!! Beijo ♥♥

    ResponderExcluir