Indicação de filme e resenha - Bacurau

By Sabrina Sampaio - 15:40


Eu sei que estou sumida e pretendo mudar isso muito em breve, mas não vim aqui hoje com esse post para justificar meu sumiço e sim para falar do último filme que assisti no cinema: Bacurau.

Bacurau é um filme nacional que antes de ser exibido no Brasil, foi exibido no Festival de Cannes em 15 de maio de 2019 e foi aclamado por lá. O filme só chegou no país de origem em 29 de agosto.

Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, os habitantes da cidadizinha chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Quando assisti o trailer do filme, todas às vezes em que assisti, achava que o ataque seria de alguma forma algo sobrenatural, talvez porque eu seja acostumada com filmes que tem temática de ataque sobrenatural, mas não é nada disso.


Reprodução: google
Demorei a assistir o filme e confesso que assisti alguns vídeos falando sobre o filme, mas nenhum deles dava spoiler e nem entregava nada que o trailer já não tivesse entregado, o que não é muito, sério mesmo.

Eu não tenho muito costume em assistir filmes brasileiros e quero mudar isso, quero dar mais atenção para as produções nacionais, o último filme nacional que assisti foi o da Bruna Surfistinha rs.

Fui assistir Bacurau praticamente sem expectativa nenhuma, o máximo que eu estava esperando era um acontecimento sobrenatural, que não aconteceu, mas que de forma alguma me decepcionou. Não consigo mensurar exatamente a quantidades de pessoas que acessam o blog por região, mas, você que é do norte ou nordeste e que conhece ou vivi/viveu no interior, provavelmente vai se identificar de alguma forma, coisa que eu nunca tinha sentido por não ter assistido muitos filmes que de certa forma refletissem minha realidade.

No início da cidade de Bacurau, umas casas pareciam extremamente iguais as casas de um lugarzinho em uma serra próxima da minha cidade natal e eu fiquei besta com tamanha semelhança. Consegui reconhecer até o modo de fala algumas vezes.
Reprodução: google

E depois da aparição de dois estranhos na cidade de Bacurau, coisas estranhas começam a acontecer, mortes não explicadas começam a dar os indícios de que algo errado está acontecendo na cidade. E não vou estender mais para não dar spoiler, pois o plot twist deste filme é maravilhoso.

As mortes são meio violentas e eu que não gosto muito desse tipo de cena, mesmo tendo costume de assistir algumas séries que tem coisas assim, achei meio pesado. 
Para além da história, o filme mostra algumas situações que são bastante vistas na nossa sociedade e a que me chamou mais atenção foi a do prefeito visitando a cidade só em época de eleição ou no caso, quando a eleição está se aproximando.

Reprodução: google
Eu consegui me identificar com o filme não exatamente pela história em si, mas pela ambientação, os elementos de cenário e coisas afim. Como falei no início, não tenho muito costume de assistir produções nacionais, mas quero mudar isso.

Bacurau é um ótimo filme, boa história, bons personagens e bom roteiro. O filme tem 2h10 de duração e até o momento que estou escrevendo este post, ele ainda está no cinema (pelo menos nos cinemas em Sobral).

Se você já assistiu esse filme, conta aí nos comentários o que achou!

Me acompanhe: Instagram x YouTube x Twitter

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Adorei a indicação, a gente fica tão mergulhado em filmes e séries internacionais que as vezes deixamos passar uma boa história nacional

    ResponderExcluir
  2. Já vi algumas pessoas falando sobre o filme e não sei muita importância. Tenho uma péssima experiência com filmes brasileiros ( os que eu assisti não foram bons ou tinha elementos na cena ou no enredo que não me agradava), mas fiquei interessada nesse depois da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi!
    EU já ouvi falar do filme Bacurau, mas ainda não assisti. A historia parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi sobre o filme e vi o trailer, não me interessou tanto para ver na época, mas agora acho que veria numa boa em uma tarde. Também quero ver mais filmes nacionais, assim como ouvir músicas, ver séries tudo nacional...

    ResponderExcluir
  5. Esse filme está dando o que falar! Vi muitos elogios sobre ele. Estou ansiosa para assistir também.
    Valeu por indicar esse filme. A vontade de assistir Bacurau só aumentou!

    FooDicas

    ResponderExcluir