Um filme sobre menstruação ganhou um Oscar

By Sabrina Sampaio - 09:30

Reprodução: Google

"Eu não acredito que um filme sobre menstruação ganhou um Oscar!” Rayka Zehtabchi

E foi isso mesmo, o documentário Period. End of Sentence ganhou um Oscar na categoria de Melhor documentário de curta-metragem e bom, ele é basicamente sobre isso, menstruação.
A gente por aqui, pelo Brasil, acha que menstruação ainda é um tabu mas depois de assistir esse documentário, o modo como esse assunto é tratado aqui nem se compara.

Tentando não dar muito spoiler pra quem ainda não assistiu, o documentário fala sobre como o assunto menstruação é visto e tratado pela sociedade na Índia rural. Se você chegar para uma garota lá e perguntar o que ela sabe sobre o assunto, ela vai ficar extremamente envergonhada a ponto de nem conseguir falar, se cala ou fica apenas rindo. Se for alguma pergunta e der para responder apenas com "sim" e "não", só balançam a cabeça.

Reprodução: Google

Outra coisa que também me deixou bem "isso é sério mesmo?" foi quando uma pessoa perguntou para um grupo de garotos se eles sabiam o que era menstruação e um deles falou "é uma doença que acomete principalmente as mulheres". Eu juro pra vocês, eu dei pausa nesse momento pra absorver aquilo porque eu achei inacreditável e de forma alguma eu culpo eles ou meninas/mulheres que não se sentem confortável de falar sobre o assunto pois elas foram criadas daquele jeito.

Mas para além disso, podemos ver mulheres correndo atrás de sua independência financeira através da produção de absorventes de baixo custo, uma boa parte (se não praticamente todas) das mulheres não usa absorventes por terem um custo alto e essa produção de absorventes de baixo custo pode mudar ou pode ser o início para mudar o estigma que a sociedade de lá tem sobre a menstruação.

Reprodução: Google

O documentário e as máquinas para a produção dos absorventes foram financiados por estudantes de Los Angeles através de venda de bolos e das empresas Kickstarter e Yogathon. A produção é Original Netflix e ganhou um Oscar.


Reprodução: Google

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Incrível!! Assunto tão clássico é tão atual ao mesmo tempo! Quero assistir!

    ResponderExcluir
  2. Oi o/
    Pra gente pode ser meio loucura mas consigo entender essas meninas. Elas vivem em um lugar onde não só se tem pouca informação para as pessoas mais pobres mas que também é bem dominada pela religião, logo falar sobre menstruação é uma coisa de outro universo.
    Mesmo no aqui no Brasil, muito antigamente não era um assunto que se comentava perto de homens.

    ResponderExcluir
  3. OiI! :)
    Não conhecia o documentário, mas adorei a ideia! Apesar de existir mais liberdade no Brasil, ainda assim existe um certo medo ou receio de falar de coisas que são tão naturais para todas as mulheres. Acho maravilhoso que trabalhos assim sejam reconhecidos! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Que tapa na cara deve ser esse documentario :O principalmente por conta do assunto ser tabu entre essas meninas, essa cultura. Acho que aqui no Brasil estamos no caminho certo sobre isso - quando eu era criança fiquei menstruada MT cedo e morria de vergonha porque nenhuma das minhas amigas tinham ficado (ja as maes festejavam kkkk) mas hoje em dia vejo mts jovens falando abertamente sobre, sem problemas, ate mesmo homens!

    ResponderExcluir
  5. Eu acompanhei alguns momentos do Oscar, e essa parte já tinha passado, mas eu fiquei surpresa com o prêmio. Na verdade, eu achava que por ser TV de Streaming a Netflix não fosse concorrer. Fiquei alegre que pôde. Mas achei muito interessante e necessário o tema do documentário. Inclusive, quero assitir assim que tiver um tempo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não conhecia o documentário e nem sabia sobre o que era quando vi que ganhou o Oscar! Vou adicionar a minha lista para assistir, pois achei a proposta bem inreeeintere

    ResponderExcluir
  7. Eu assistir esse documentário e posso dizer com toda certeza, ELE MAIS QUE MERECEU O OSCAR! eu também fiquei chocada com o fato de ser um assunto tão tabu lá, estamos em 2019 mais muitos países não se desenvolveram ainda, uma pena!

    ResponderExcluir
  8. Gente, que incrível, né? Há umas semanas o Profissão Repórter foi sobre menstruação, cara foi muito triste ver, mas muito importante para termos consciência da nossa bolha e de como somos privilegiadas por termos tantas informações. Além disso, é uma ótima reflexão para o que estamos fazendo para conscientizar as nossas meninas, nossa juventude? Não conhecia o documentário, mas vou correr para ver.
    lumanunes.com

    ResponderExcluir